quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conhecendo as panelas

Caçarolas













Podem ser rasas ou fundas. Têm a boca larga e são mais usadas para fazer receitas que precisem ser mexidas a toda hora. Note que caçarolas têm 2 alças.

Caldeirão









Às vezes é parecido com a caçarola, mas não tem a boca tão larga. Nem sempre tem 2 alças, algumas vezes tem uma alça de alumínio (como alça de pendurar). Ótimo para fazer feijão, legumes, cozidos, etc ...

Canecas de Alumínio












Essas canecas são essenciais, servem para tanta coisa! Desde ferver uma água em pequena quantidade, encher a chaleira sem precisar tirar do fogo, "pingar" uma água naquele cozido que está quase pegando fogo e ainda servem como leiteira, chazeira, etc...

Frigideiras









Tem de alumínio, teflon, vidro, etc. De alumínio são boas para fritar batatas, mas não para fazer um hamburguer, um filé de frango, peixe, fritar um ovo, etc. Para isso, tem de ser teflon. As fundas, para frituras com mais óleo, as rasas para panquecas, ovos, mexidinho, etc, tudo aquilo em que você usa o mínimo de óleo. Para as de teflon, use escumadeira ou espátula também de teflon, nunca de alumínio.

Panelas Comuns











São aquelas com cabo lateral. Têm de diversos tamanhos e finalidades, a escolha vai depender do que você vai fazer. Tem panela de todo modelo e utilidade.

Panelas de alumínio são as mais práticas e baratas. Tem modelos bem bonitos. Mas se você pode se dar ao luxo de ter panelas especiais, então veja estas, que são "fashion":

-panela de barro (conservam a comida quente por longo tempo)









-panela de ferro (ótimas para fazer um bife bem tostadinho, com aparência de grelhado)










-panela de vidro (além de linda, vc pode ver o conteúdo enquanto está fazendo)









-panela de ágata (totalmente atóxica; a única contra-indicação é para donos de casa estabanados, pois não podem cair nem bater na pia, descamam e ficam horrorosas)










Chaleiras













Compre uma chaleira comum, fácil de lavar e de cabo firme.

Se você é daqueles que esquecem da vida enquanto a água ferve, ferve e seca,  então compre uma chaleira com apito.

Panela de Pressão











Ao contrário do que a maioria pensa, elas não mordem e nem cospem fogo no cozinheiro! Mas tem umas regrinhas básicas para usar essas panelas. Vamos ver 6 pontos básicos:

1) Nunca ocupe mais de 2/3 da panela com o que vai cozinhar, ou com água. O ar contido ali é necessário. A falta de atenção com isso pode levar ao entupimento da válvula e à explosão da panela.

2) Não abra a panela imediatamente ao desligar o fogo. Pegue com o auxílio de um pano e coloque debaixo da torneira, deixe esfriar um pouco. Quando levantar a válvula e não estiver saindo vapor, pode abrir sem medo.

3) Depois das primeiras vezes você vai conhecer o ruído que sua panela faz. Qualquer outro tipo de som deve ser averiguado. Costuma ser sinal do ressecamento líquido, também conhecido como "comida queimando".

4) Se você é daqueles que esquece completamente que colocou alguma coisa para cozinhar, ligue o alarme do celular, coloque um despertador, algo assim. Panelas de pressão são muito úteis, mas não esqueça que o cozimento tem um tempo.

5) Borracha. Quando a panela borbulha na junta da tampa, é sinal de que a borracha não está funcionando. Ou ela está mal colocada ou é hora de trocar.

6) Válvula de segurança. Quando aquela válvula vermelha (aquela borrachinha pequena, vermelha) que existe na panela estoura, sai voando, não é sinal de que sua panela já era. Basta comprar outra válvula e trocar.

Fonte (textos e fotos):

0 comentários:

Postar um comentário