quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Arroz básico


Ingredientes:

- Arroz
- 1 dente de alho
- 1/2 cebola
- Óleo ou azeite de oliva
- Caldo de galinha ou carne (se quiser)
- Corante (se quiser)
- Assafrão (se quiser)

Como fazer:

1 - Escolha uma xícara para sempre medir com ela. O arroz cresce e dobra de tamanho, por isso não é necessário colocar muito arroz. Para duas pessoas, uma caneca é geralmente suficiente.

2 - Lave o arroz. Isso faz com que fique mais soltinho. Deixe escorrer por 30 minutos se for possível. Enquanto isso, coloque a água do arroz para ferver.

3- Descasque um dente de alho e use 1/2 cebola picadinha (se gostar).

4 - Enquanto a água do arroz ferve, coloque outra panela para esquentar o tempero. Adicione três colheres de óleo ou azeite e coloque a cebola picada e o alho passado no espremedor. Tente não utilizar as "pastas de alho", porque têm muito sal.

5 - Deixe a cebola e o alho fritarem um pouco. Coloque sal suficiente. Para 2 pessoas, 1/2 colher rasa de sal é o bastante.  Se for colocar caldo de galinha ou carne, diminua o sal.

6 - Na panela do tempero, coloque o arroz escorrido e mexa com a colher de pau. Se for colocar um cubo de caldo de galinha, a hora é essa!

7 - Mexa bem e coloque a água fervendo. Sempre coloque água suficiente para cobrir o volume de arroz, medindo cerca de 2 dedos (deitados) de altura acima do arroz.

8 -  Tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe no mínimo.

9 - Vá olhando até que a água seque. Então espete com um garfo até o fundo da panela. Se o garfo "dançar" no fundo, ainda tem água, deixe mais um pouco. Se o garfo empacar, o arroz está seco, desligue a panela.

10 - Antes de servir, solte o arroz com um garfo.

Fonte:

O site acima é bastante interessante para iniciantes na cozinha. Vale a pena conferir. A receita descrita é parte das informações tiradas desse site e parte do conhecimento de meus pais, além do meu toque claro (risos).

0 comentários:

Postar um comentário